DEUS COMO A PRIMEIRA CAUSA EFICIENTE
Baseado na filosofia aristotélica, o monge dominicano Tomás de Aquino desenvolveu as “Cinco Vias que Provam a Existência de Deus”, uma espécie de regressão causal que, em todos os casos (nos cinco argumentos), Deus é o princípio.
A segunda é disposta da seguinte forma:2) A causa não causada, ou a primeira causa eficiente: partindo da mesma reflexão que foi desenvolvida na primeira via, é necessário entender que tudo foi causado no mundo, exceto uma primeira causa. Essa é a causa prima e ela não teve evento anterior. Foi um primeiro momento em que uma primeira coisa aconteceu. Essa causa não causada é Deus.
Segundo a Teoria do Big Bang, o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica, que criou o espaço e o tempo.
Se o espaço e o tempo surgiram a partir de um ponto específico na historicidade/linha temporal (portanto, no “chronos”), logo, a causa de ambos deve ser um elemento fora do espaço e do tempo, isto é, que não é contido pelo espaço e que não está atrelado ao tempo (enquanto “chronos”).
Um elemento que não é contido pelo espaço (pois a matéria em si surgiu pós-Big Bang) e que é eterno (pois o tempo enquanto “chronos” também surgiu no pós-Big Bang) relaciona-se aos atributos de quem chamamos de Deus.
Comentários
Postar um comentário