FAZER TEOLOGIA
O termo “fazer teologia” é perfeito para definir o labor intelectual que circunda tão nobre disciplina.
Afinal, de fato a teologia é “feita”, no sentido de sempre ter algo a se falar, elementos frescos que provém de um indivíduo inspirado a traduzir na tinta da caneta o que antes nasceu em sua mente e coração.
Sempre há algo a se “fazer” quando se trata de teologia pois o cosmos é iluminado pela luz que provém do trono de Deus, de modo que em cada detalhe do universo (desde a pétala de uma bela flor até o movimento planetário) há uma digital divina. Já dizia Abraham Kuyper: “Não há um centímetro quadrado deste mundo do qual Cristo não possa dizer: é meu”.
Todavia, devemos nos atentar para o seguinte: os teólogos não são chave-hermenêutica. Isto é, a régua interpretativa do que se diz sobre a revelação divina é a Bíblia Sagrada. Vejamos as palavras de Lucas: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade” (Atos 17:11). Ou seja, os bereanos foram dignos de palavras elogiosas pelo seu zelo à revelação, conferindo tudo o que se dizia a respeito dela na própria Palavra.
Por mais privilegiada que seja uma mente, ela deve sempre estar submetida à Bíblia - seja pelo próprio autor, seja por quem tiver contato com sua tese. Ulrich Zwinglio ensina: “Todo intérprete da Escritura é passível de crítica, e deve estar pronto a deixar-se esclarecer pelo outros”.
A palavra final nunca é do teólogo, mas sim da Palavra. E ele deve permitir-se ao escrutínio alheio, demonstrando que sua consciência é cativa da Palavra de Deus - conforme dito pelo reformador Martinho Lutero na dieta de Worms, em 1521 - e que, de fato, seguindo o lema de cátedra, a teologia sempre é feita de joelhos (dimensão acadêmica/intelectual + eixo sobrenatural).
— Se você é edificado (a) por esse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com
Comentários
Postar um comentário