SER PROFÉTICO (parte 1)
Na Bíblia, os profetas serviam como boca de Deus para o povo. Em um tempo em que não existia a Bíblia Sagrada da forma que a conhecemos hoje, aqueles homens consagrados transmitiam a mensagem dos Céus para o mundo.
João Batista é chamado de “o último dos profetas”, por encerrar uma tradição veterotestamentária acerca deste ofício. Mas entendamos: o filho de Isabel encerrou uma “tradição” do Antigo Testamento, e não o ofício profético. Isto é, se outrora os profetas eram os responsáveis por comunicar a vontade de Deus, hoje temos as Escrituras à nossa disposição para tal feitio. Entretanto, o ofício profético ainda tem seu lugar no corpo de Cristo.
Vejamos o que o apóstolo Paulo escreve aos coríntios: “O que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (1 Cor 14:3). Paulo, fazendo teologia em sua carta, estava validando o ofício que há muito havia se encerrado da forma mais conhecida. Mas, se havia se encerrado, por que o apóstolo valida? É simples: ser profético passou de ofício para condição/compreensão/apoderamento de uma realidade que está disponível mediante o sacerdócio universal (conforme disserta Lutero acerca deste último aspecto na obra “A Liberdade do Cristão”, cap. 17).
Ser profético hoje é saber ler os tempos à luz da Palavra de Deus e comunicar algo que certamente não está evidente para todos os olhos, apesar de ser real/palpável, ainda que em potencial.
Portanto, não se trata de um ineditismo em detrimento às Sagradas Escrituras (pois, caso fosse, iria contra a plena suficiência delas), mas sim uma declaração proveniente da compreensão da realidade conforme os parâmetros bíblicos - seguindo o “modus operandi” divino de sempre revelar o Seu agir (cf. Amós 3:7).
Ângelo Bazzo diz: “Não é que Deus, quando vai fazer algo, fala com o profeta. Mas é que sempre quando tem alguém ouvindo, Deus compartilha e faz. E aquele que ouve se torna profeta. Ou seja, não é que Deus só vai falar com os profetas. É que aquele que estiver disponível pra ouvir, esse será chamado de profeta” (pregação na Família JesusCopy, 1 de dez. de 2020).
— Se você é edificado (a) por esse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com
Comentários
Postar um comentário