REVERÊNCIA E REFERÊNCIA AOS QUADRINHOS
Certa vez estava conversando com um amigo sobre HQ’s e filmes da Marvel Studios, ao que ele me falou algo interessante: “Um dos pontos positivos dos filmes da Casa das Ideias é que os caras fazem questão de beber da fonte das histórias em quadrinhos. O próprio Stan Lee ficava no set pra auxiliar nessa questão, e dizia: ‘Olha, na HQ era assim, então podia fazer isso no filme’”. E, de fato, esse aspecto faz toda a diferença.
Stanley Kubrick (1928-1999) construiu uma filmografia sólida e era conhecido por exibir um controle meticuloso de sua arte, pois comandava cada estágio da produção de seus longas. Kubrick é apontado por muitos como o único diretor a fazer uma boa adaptação de um livro do Stephen King. Porém Kubrick também é muito criticado pelo seu perfeccionismo, onde ele levava a equipe a exaustão sem se importar nem um pouco, uma das inimizades que ele ganhou foi do próprio King, que afirmou receber ligações tarde da noite com perguntas sem fundamento do diretor para a adaptação de seu livro. O diretor tinha seu lado maníaco por controle. Também captura por que as pessoas queriam trabalhar com ele. Ele tinha uma noção de cada aspecto do que fazia um filme funcionar. Sua leitura voraz lhe serviu bem. “Eu literalmente entro nas livrarias, fecho meus olhos e tiro algo da prateleira”, disse ele a um entrevistador. “Se eu não gostar do livro depois de um tempo, eu não o termino. Mas gosto de ser surpreendido”.
Portanto, essa questão de se preocupar com os detalhes não é uma mera pressão dos nerds. É ingrediente para um filme fazer sucesso, e deve ser levado a sério por todos aqueles que se dispõem a fazer uma adaptação ou até mesmo o reboot de uma franquia de sucesso, como “Ghostbusters: Mais Além” (2021). Aqui entra o universo dos games (como “Sonic: O Filme”, de 2020; e “Mortal Kombat”, de 2021), animes, etc.
Além de ser um aceno para os fãs (os famosos “fan services”), traz qualidade a obra como um todo e também atinge o público em geral.
— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com
Comentários
Postar um comentário