CRER PARA VER

A Bíblia diz:


“Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis.”

(Gálatas 5:17)


Nós somos seres tripartites: somos formados por corpo, alma e espírito.

O corpo é o nosso organismo biológico. A alma é o que dá vida ao corpo. E o espírito é o que dá vida à alma.

Uma alma sem espírito, aparentemente, está viva. Afinal, o corpo está funcionando! Mas é como um ventilador que acha que pode permanecer com suas hélices girando mesmo sem estar com a tomada ligada na fonte de energia.

Sobre esse aspecto, Paulo escreveu:


“Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.”

(Efésios 2:1-2)


Ou seja, a Bíblia fala que aqueles que não tem o Espírito estão mortos em seus pecados, ainda que aparentem estar vivos.

Como funciona essa relação entre alma e espírito na prática? É como o tecido que forma uma camisa. Uma camisa pode ser formada por algodão, poliéster, etc. Então, o espírito - uma vez recebido/vivificado - é o que forma a alma.

O nosso espírito sabe o que é o certo a se fazer, pois fomos feitos à imagem e semelhança de Deus (cf. Gênesis 1:26). O espírito sabe que temos que entregar nosso caminho ao Senhor e deixar ele fazer o resto (cf. Salmo 37:5); sabe que não devemos olhar para o vento forte senão vamos perder a visão de Cristo e, consequentemente, afundar (cf. Mateus 14:29-31); sabe que devemos ter uma fé verdadeira, confiante, pois não existe confiar em Deus desconfiando (cf. Marcos 11:23). Nosso espírito sabe de tudo isso. Mas...

E aí tem um grande “mas”. MAS, aí é que entra a carne na jogada. E a carne é o seguinte: ela quer ter o controle de tudo, e não deixar o controle com Deus; ela não quer apenas confiar, mas ter uma segurança concreta/aparente; ela não quer crer para ver, mas ver para crer.

Tem um ditado que diz assim: “Fulano de tal é igual São Tomé: tem que ver pra crer!”.

Pois é. Porém, a Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).

No Reino funciona assim: Deus constrói por meio da audição, e não por meio da visão.

Deus falou pra Abraão que ele seria pai de nações. Deus falou. Ele não mostrou um filme pra Abraão com a promessa concretizada.

Deus falou pra Moisés que iria libertar o povo do Egito. Ele não deu uma supervisão pra Moisés adiantando tudo o que ia acontecer.

E por que isso? “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7).

Mas e pra nossa carne entender isso? Somos muito seguros? Nós queremos ter certeza das coisas, ver tudo direitinho, para então, talvez, confiar.

Mas não é assim que a banda toca com Deus.

Devemos confiar pelo ouvir.

Devemos entregar nossos caminhos para Ele.

Devemos CRER para, então, VER.



— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA