CRER PARA VER
A Bíblia diz:
“Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis.”
(Gálatas 5:17)
Nós somos seres tripartites: somos formados por corpo, alma e espírito.
O corpo é o nosso organismo biológico. A alma é o que dá vida ao corpo. E o espírito é o que dá vida à alma.
Uma alma sem espírito, aparentemente, está viva. Afinal, o corpo está funcionando! Mas é como um ventilador que acha que pode permanecer com suas hélices girando mesmo sem estar com a tomada ligada na fonte de energia.
Uma alma sem espírito, aparentemente, está viva. Afinal, o corpo está funcionando! Mas é como um ventilador que acha que pode permanecer com suas hélices girando mesmo sem estar com a tomada ligada na fonte de energia.
Sobre esse aspecto, Paulo escreveu:
“Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.”
(Efésios 2:1-2)
Ou seja, a Bíblia fala que aqueles que não tem o Espírito estão mortos em seus pecados, ainda que aparentem estar vivos.
Como funciona essa relação entre alma e espírito na prática? É como o tecido que forma uma camisa. Uma camisa pode ser formada por algodão, poliéster, etc. Então, o espírito - uma vez recebido/vivificado - é o que forma a alma.
O nosso espírito sabe o que é o certo a se fazer, pois fomos feitos à imagem e semelhança de Deus (cf. Gênesis 1:26). O espírito sabe que temos que entregar nosso caminho ao Senhor e deixar ele fazer o resto (cf. Salmo 37:5); sabe que não devemos olhar para o vento forte senão vamos perder a visão de Cristo e, consequentemente, afundar (cf. Mateus 14:29-31); sabe que devemos ter uma fé verdadeira, confiante, pois não existe confiar em Deus desconfiando (cf. Marcos 11:23). Nosso espírito sabe de tudo isso. Mas...
E aí tem um grande “mas”. MAS, aí é que entra a carne na jogada. E a carne é o seguinte: ela quer ter o controle de tudo, e não deixar o controle com Deus; ela não quer apenas confiar, mas ter uma segurança concreta/aparente; ela não quer crer para ver, mas ver para crer.
Tem um ditado que diz assim: “Fulano de tal é igual São Tomé: tem que ver pra crer!”.
Pois é. Porém, a Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).
No Reino funciona assim: Deus constrói por meio da audição, e não por meio da visão.
Deus falou pra Abraão que ele seria pai de nações. Deus falou. Ele não mostrou um filme pra Abraão com a promessa concretizada.
Deus falou pra Moisés que iria libertar o povo do Egito. Ele não deu uma supervisão pra Moisés adiantando tudo o que ia acontecer.
E por que isso? “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7).
Mas e pra nossa carne entender isso? Somos muito seguros? Nós queremos ter certeza das coisas, ver tudo direitinho, para então, talvez, confiar.
Mas não é assim que a banda toca com Deus.
Devemos confiar pelo ouvir.
Devemos entregar nossos caminhos para Ele.
Devemos CRER para, então, VER.
Devemos confiar pelo ouvir.
Devemos entregar nossos caminhos para Ele.
Devemos CRER para, então, VER.
— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com
Comentários
Postar um comentário