UMA NOVA HISTÓRIA

Provavelmente, Pedro é o apóstolo mais famoso de todos.

Isso porque Pedro era sempre o primeiro em tudo, e viveu altas experiências com Jesus.

Pedro andou sobre as águas. Pedro recebeu a revelação do Céu de que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo. Pedro esteve no episódio do monte da transfiguração.

Todavia, o mesmo homem que andou sobre as águas é o mesmo homem que negou seu Mestre três vezes.

Ainda que tenha afirmado que ficaria com Jesus até o fim - não poderia ser diferente, visto a personalidade do apóstolo -, Pedro negou Jesus três vezes, antes do galo cantar, conforme foi profetizado por Jesus.

Mas, na minha visão, aquilo foi necessário ocorrer. Afinal, além de ter impulsionado Jesus para o Seu destino - e por isso Jesus chamou Judas de “amigo”, pois sua traição impulsionou Cristo para seu destino de salvar a humanidade -, também impulsionou Pedro para o destino dele.

O homem que vivia pela espada passou a viver pela graça.

Mas, calma. Antes disso, Pedro ficou arrasado. Ele amava a Jesus! Contudo, sua carne (instinto de sobrevivência) falou mais alto, e ele não conseguiu ir com Jesus até o fim, naquele momento.

Pedro ficou tão deprimido que ele voltou a pescar, isto é, voltou à vida antiga.

Somente Jesus poderia prover a cura interior que Pedro necessitava. Creio que, naquele cenário, palavra de homem algum poderia tirar Pedro do fundo do poço. “Ei, você é um apóstolo!”, “Ô Pedro, você andou sobre as águas, cara!”, “Meu amigo, você recebeu uma revelação diretamente do Pai!”. Nada daquilo iria acender a chama que estava apagada na vida do apóstolo.

Somente Jesus poderia curá-lo e trazê-lo de volta à vida.

E assim foi feito. O Cristo ressurreto teve uma conversa a sós com Pedro, na Galileia. E disse:


“Em verdade, em verdade Eu te afirmo: quando eras mais jovem, tu te vestias a ti mesmo e ias para onde desejavas; mas quando chegares à velhice, estenderás as mãos e outra pessoa te vestirá e te conduzirá para onde tu não queres ir.”

(João 21:18)


Em suma, Jesus estava dizendo: agora você está num nível de maturidade espiritual que, ao invés de ser conduzido pelo seu ímpeto, pelos seus instintos e sua personalidade forte, será conduzido pelo Espírito Santo.

Deu certo. O livro de Atos nos revela um Pedro cuja sombra curava, cuja pregação convertia milhares e que, conforme registra a História, pediu pra ser crucificado de cabeça pra baixo, pois não se achava digno de morrer como seu Mestre.

Enquanto viver, tem jeito. Deus pode fazer vida brotar do vale de ossos secos. Pode fazer Lázaro sair do túmulo. Pode trazer um homem sem vontade de viver de volta à vida.

Não coloque um ponto final onde Deus não colocou. Há segunda chance. O Senhor faz novas todas as coisas, e apaga o passado.

Pedro tinha tudo pra ficar registrado nos anais da História como um traidor, fracassado, derrotado. Isso se a história do apóstolo tivesse terminado logo após a negação, e com ele sendo pescador novamente.

Mas aí veio a intervenção divina. O que tinha pra ser uma história trágica, virou a história de um herói da fé.

Não desista, pois Deus não desistiu de você!


“Uma nova história Deus tem pra mim

Um novo tempo Deus tem pra mim

Tudo aquilo que perdido foi

Ouvirei de sua boca: ‘te abençoarei’”

(Uma Nova História - Fernandinho)



— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA