DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS CERTAS
Nós, seres humanos, não sabemos o que é melhor pra gente.
O motivo? Não sabemos discernir o que é bom e o que é mau.
Muitas vezes somos guiados pelos sentidos: classificamos como “bom” aquilo que é aparentemente bom, e como “ruim” aquilo que aparentemente é ruim.
Porém, nem tudo que parece é.
Jesus ensinou:
Jesus ensinou:
“Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá. Ou qual dentre vós é o homem que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir peixe, lhe entregará uma cobra? Assim, se vós, sendo maus, sabeis dar bons presentes aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará o que é bom aos que lhe pedirem!”
(Mateus 7:7-11)
Se não aplicarmos a devida hermenêutica e exegese nessa passagem, poderemos interpretar que Jesus está dizendo: “Qualquer coisa que vocês pedirem, vocês terão!”. Contudo, na verdade Ele está dizendo: “Quando vocês pedirem, o Pai saberá dar o que é bom pra vocês”.
Ora, e não é assim que um bom pai age? Um bom pai dá tudo o que um filho pede ou dá o que é bom para o filho naquele momento?
Ah, outro ponto importante: essa questão de “dar o que é bom naquele momento” também inclui ouvir um “não”.
Exemplo prático: se um filho de 5 anos de idade pede um carro para o pai, o melhor para o menino naquele momento é ouvir um “não”.
Como disse C.S. Lewis: “Se Deus tivesse concedido todas as orações tolas que eu fiz na minha vida, onde eu estaria agora?”
Voltando à passagem bíblica, o que ela significa na realidade é:
“Jesus explica que o bem e o mal têm, às vezes, certa semelhança inicial, podendo enganar alguém ingênuo ou desinformado. A pedra a que Jesus se refere era parecida com os pães orientais da época: redondos, achatados e endurecidos (por isso o pão suportava longas viagens e era quebrado para ser servido). A cobra peçonhenta é semelhante às enguias comestíveis, apreciadas pela culinária da época. O Senhor é Pai bondoso e fica feliz em dar os presentes (dádivas) que seus filhos lhe pedem, mas só Ele sabe o que é realmente bom para cada um de nós.”
(Bíblia King James Atualizada)
Isto é, Deus sabe o que é melhor para nós.
E quantas vezes será que nós achamos que determinada situação era uma cilada do Diabo quando, na verdade, era uma ação de Deus?
Na pregação “A Jornada do Salmo 23”, o pastor Gustavo Paiva falou sobre esse assunto:
“Pensa um negócio: Maria e José vão ter Jesus, preparam um enxoval, pintam o quarto da criança, botam o berço. Fazem tudo.
No outro dia de manhã, quando eles acordam, chega um decreto dizendo: ‘Vocês tem que sair da sua casa, sair da sua terra, sair de perto dos seus familiares e ir pra uma terra distante porque o imperador disse que vai ter um senso’. Imagina Maria e José: ‘É o diabo! A gente preparou a casa, a gente preparou o quarto, tá tudo pronto’.
Chegam lá, de porta em porta, mas não tem vaga. E agora? Tem uma manjedoura ali.
Quem escreveu essa história? Deus.
Tem coisa que a gente está falando que é o Satanás, mas é Deus nos levando a uma maturidade que nós não encontraríamos em nenhum outro lugar.
Tiago diz: ‘Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações’ (1:2). Vamos lá, quem se alegra? ‘Chegou a provação, aleluia!’ É porque a gente está olhando pro hoje, Deus está olhando pro amanhã. Porque você entra na provação como menino, mas sai como homem.”
É isso! Tem um ditado que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Mas, na verdade, as linhas sempre foram retas, mas nossa visão turva é que nos faz enxergá-las como tortas.
O que dizer da história de José do Egito? Assim como a traição de Judas impulsionou Jesus para seu destino (e por isso Cristo chamou Judas de “amigo” e Pedro de “Satanás”, pois esse último queria impedir que Jesus prosseguisse para a cruz), não teriam os irmãos de José contribuído para a consumação do seu destino (como a baleia na história do profeta Jonas)?
O próprio respondeu aos seus irmãos, quando já era governador do Egito:
“Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes. Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador de todo o Egito.”
(Gênesis 45:4-8)
Atenção especial para o versículo 8: “Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei”. José reconheceu a mão de Deus por detrás da traição dos seus irmãos.
Vi um texto belíssimo da Rapha Gonçalves, ministra do Dunamis, sobre essa passagem:
“Você já pensou que para chegar onde Deus te chamou você precisaria conhecer O pastor tal ou chamar atenção da pessoa X?
É certo que conexões nos levaram mais perto do nosso destino mas é mais certo ainda que Deus é a nossa maior e melhor conexão, e se você tiver favor com Ele não precisará de mais nada. Enquanto lia sobre a história de José me deparei com uma fala dele que me fez pensar nisso.
Em Gênesis 45:5-8 José fala para seus irmãos, que o tinham vendido como escravo a muitos anos atrás e no momento estavam precisando da sua ajuda, que não ficassem triste por terem feito mal a ele porque não foram eles que o enviaram para lá mas sim DEUS. Por mais que ele tivesse passado por muitos momentos difíceis durante sua caminhada até aquele momento, por conta de seus irmãos, ele os perdoou e continuou olhando para o Senhor. Ele não deixou de buscar a Deus e por que tinha favor com o Pai teve favor com o rei.
A verdade é que não importa quantas pessoas te fizeram mal ou até tentaram parar você de viver sua promessa, quem faz tudo é Ele. Ninguém pode te tirar ou colocar em um lugar que Deus não deixe, Ele abre e fecha as portas. Ele sabe o que é melhor para você. Não tenha medo de não viver algo porque outros lhe causaram mal, assim como José, saiba que Deus pode transformar algo que foi maldição na sua vida em uma grande benção que mudará a história.”
Confie no agir de Deus. Ele sabe o que é melhor pra você!
(Referências bibliográficas: https://www.youtube.com/watch?v=H7zZEKrDVrg; https://www.instagram.com/p/CZh0mqHJj3N/)
— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com
Comentários
Postar um comentário