O MUNDO ESPIRITUAL

O mundo espiritual existe. Ele não apenas existe, mas exerce influência no mundo físico.

A Bíblia nos dá alguns aspectos acerca da funcionalidade do mundo espiritual.


“Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.

E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?

E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.”

(2 Reis 6:14-18)


Aquele moço que estava com Eliseu deduziu o que os olhos naturais lhe mostravam: o exército inimigo era maior do que o exército de Israel. Porém, o profeta Eliseu estava vendo além: os homens de carne e osso de Israel, de fato, podiam estar em menor número; porém, o exército angelical que estava com eles era infinitamente maior.

Perceba: os cavalos e carros de fogo não eram visíveis aos olhos naturais. Foi necessário Eliseu pedir para o Senhor abrir os olhos daquele moço para que, então, ele conseguisse ver.

Isso significa que o mundo espiritual é real e opera a todo tempo, embora nem todos consigam vê-lo ou percebê-lo.

Parênteses aqui: não é necessário ver o mundo espiritual para compreender e perceber que ele existe.

Diz a Palavra:


“Assim como não conheces o caminho do vento, tampouco como o espírito entra no corpo que se forma no ventre de uma mulher, do mesmo modo não podes compreender as obras de Deus, o Criador de tudo o que há!”

(Eclesiastes 11:5)


O que essa passagem está comunicando é: assim como um bebê passa pelo processo de formação longe dos olhos humanos - apesar dos equipamentos médicos e tecnológicos modernos, a formação do feto ainda assim ocorre sem ser a olho nu -, e assim como não vemos a rota do vento, mas sim sentimos para onde ele está indo, o mesmo ocorre com o agir de Deus: nem sempre vemos, mas sentimos e sabemos que está acontecendo.

Sabemos, por exemplo, que o sangue de Jesus gerou um efeito definitivo no mundo espiritual no que diz respeito à propiciação dos pecados que nos proporcionou a redenção.


“Não por intermédio de sangue de bodes e novilhos, porém mediante seu próprio sangue, Ele entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, conquistando a eterna redenção.”

(Hebreus 9:12)


Isto é, não vimos a cena do sangue do Cordeiro operando toda a obra, mas sabemos que ocorreu e usufruímos de suas consequências.

Tiago também destaca em sua epístola essa mesma questão de causa-efeito do mundo espiritual:


“Elias era uma pessoa frágil como nós. Ele orou fervorosamente, rogando para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.”

(Tiago 5:17)


Ou seja, através da oração, Elias provocou algo no mundo espiritual que gerou efeito/impacto no mundo físico - e Tiago faz questão de destacar que Elias era um homem comum, ou seja, para ter acesso ao mundo espiritual e nele trabalhar não precisa ser mais do que um mortal.

Sobre essa questão do poder da oração - o mesmo poder que fez cessar a chuva sobre a Terra -, o pastor John Piper relata:


“É simplesmente incrível que Deus, o soberano regente do universo, ordenaria que orações causassem as coisas. Elas fazem. Orações fazem com que as coisas aconteçam, e que não aconteceriam se você não orasse.

Quando Tiago 4.2 diz: ‘... e nada tendes, porque não pedis’. Isso não significa que você teria de qualquer maneira mesmo se você não pedisse como se Deus já tivesse planejado tudo. O verso significa o oposto do que diz. É dito que ‘... e nada tendes, porque não pedis’. Isso significa que orar faz as coisas acontecerem que não aconteceriam se você não orasse.

Por isso que orar é um tremendo privilégio. Se você não tira proveito desse privilégio de participar com Deus para mudar as coisas em sua volta, que não vão acontecer se você não orar, então você está agindo como um grande tolo. Não é verdade? Eu só estou pensando logicamente aqui. Se lhe é dado o privilégio de se engajar com Deus de tal maneira que os seus pedidos podem se realizar e você deixar com que as coisas não aconteçam por não tirar proveito desse privilégio, é tolice! Do mais alto ou mais baixo nível.

É por isso que oramos... Deus compartilha conosco o reger do universo. Você não sabe que nós julgaremos os anjos? Trate de entender quem você é, filho de Deus.”


Deus estabeleceu a oração como forma de nós atuarmos no mundo espiritual de maneira que os efeitos sejam observáveis no mundo físico como um todo.

O capítulo 10 do livro do profeta Daniel é um dos melhores exemplo de como funciona o mundo espiritual:


“E o anjo prosseguiu me exortando: “Não temas, caro Daniel, porque as tuas palavras foram ouvidas sim; desde o primeiro dia em que aplicaste humildemente o teu coração a fim de buscar entendimento diante do teu Deus, as suas orações foram ouvidas, e eu vim em resposta ao teu clamor.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio me ajudar a vencer o inimigo, porquanto não pude mais continuar ali com os reis da Pérsia.

Assim, estou aqui agora para explicar-te o que acontecerá ao seu povo nos tempos futuros, pois a visão que tiveste se refere a dias ainda muito distantes.”

(Daniel 10:12-14)


Henrique Krigner, do movimento Dunamis, ressalta:


“Daniel faz uma oração. Deus libera Gabriel pra poder trazer a resposta pra ele e, de repente, ele é pego no segundo Céu pelo principado da Pérsia, eles entram numa batalha, então Miguel é enviado pra poder libertar Gabriel pra que Gabriel chegue até Daniel. E essa batalha durou 21 dias.

Você precisa crer que sua oração é poderosa. Se você é alguém que segue a Jesus e tem o Espírito Santo, a sua oração tem poder. A Bíblia nos garante isso. E isso tudo é importante porque quando nós oramos algo acontece no mundo espiritual, algo é liberado nos Céus. Mas muitas vezes nós não vemos o resultado imediato justamente porque nós precisamos entender que existe uma batalha acontecendo pra que essa resposta chegue até nós.

Persevere na sua oração. Quais são os propósitos que Deus tem colocado no teu coração e que você ainda não viu o romper? Continue orando. Enquanto a batalha acontecia entre Miguel e o principado da Pérsia, Daniel perseverou, e permaneceu firme em oração e jejum, até que a resposta chegasse fisicamente pra ele, de uma forma que ele não pudesse mais negar.”


Novamente é testificado: a oração gera efeito no mundo espiritual que, por sua vez, gera efeito no mundo físico.

O pastor Gustavo Paiva ratifica:


“A Bíblia diz que nós estamos assentados com Cristo Jesus nas regiões celestiais. Essas regiões celestiais são chamadas de terceiro Céu. É onde o trono de Deus está. Então, se existe terceiro Céu, existe um segundo, existe um primeiro.

Então o que seria o primeiro Céu? Seria esse Céu das estrelas, das nuvens, aonde nós vivemos muitas vezes angústia, tribulação, guerras, problemas relacionais.

O segundo Céu é o Céu das guerras, das batalhas espirituais. Sabe quando o príncipe da Pérsia segurou a oração para que não chegasse até Daniel, e Deus manda Miguel e travam aquela batalha e as palavras cheguem até Daniel? Esse é o segundo Céu.

Mas existe o terceiro Céu chamado ‘Céu dos Céus’, é onde está o trono de Deus. E a Bíblia diz que nós estamos aí, assentados com Jesus neste lugar.

Então pensa comigo: se você está vivendo da Terra pro Céu, angústia, depressão, medo, vergonha, tudo está acima de você.

Se você está vivendo da Terra pro Céu, principados, potestades, dominadores, está acima de você.

Mas se você entender que você está assentado com Cristo Jesus nas regiões celestiais, tudo isso está abaixo de você.

Então a grande verdade é que quando começamos a viver uma perspectiva do Céu pra Terra, nós estamos influenciando o mundo que está abaixo de nós com a visão de Cristo.”


Compreender o mundo espiritual é se dispor a atuar nele em favor do mundo físico, mediante a autoridade outorgada por Cristo.

A Bíblia é um portal para esse mundo espiritual. A oração também, conforme dizia C.S. Lewis: “Há um céu aberto dentro de um quarto fechado quando começo a orar”.

Se não nos dedicarmos nessas disciplinas espirituais, certamente o mundo físico parecerá mais real para nós do que o mundo espiritual. Agora, se nos dedicamos diariamente a adentrar esse mundo (através da Bíblia e oração), iremos adquirir uma outra perspectiva acerca da realidade.


“Forças diabólicas são formidáveis. Essas forças são eternas e elas existem hoje. O conto de fadas é real. O diabo existe. Deus existe. E para nós, as pessoas, nosso próprio destino depende de qual escolhemos seguir.”

(Frase do filme “Invocação do Mal” - 2013)



(Referências bibliográficas: https://m.youtube.com/watch?v=NlSxhqzPTPs; https://m.facebook.com/thedunamismovement/videos/995067190873445/; https://m.youtube.com/watch?v=zQf0SMsrkco)



— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA