DISCIPLINA E PROVAÇÃO
Se tivermos imbuídos de uma mentalidade antropocêntrica, talvez não consigamos entender do que se trata a disciplina do Senhor.
“Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.”
(Deuteronômio 8:5)
Quando algo que consideramos ruim acontece conosco, geralmente colocamos a culpa no Diabo. Perdemos dinheiro? Foi o ardiloso. Ficamos doentes? Foi o cão. A empresa nos demitiu? Obra do inferno. Mas, será mesmo? Qual o conceito de “bom” e “ruim”? Na maioria das vezes, consideramos como “bom” aquilo que vai de encontro ao nosso interesse, e “ruim” aquilo que não gostamos.
Porém, não é bem assim que a banda toca - pelo menos quando se fala nas coisas do Reino. Realmente, pode até ter sido o Diabo que provocou determinada questão em nossa vida... mas quem disse que não foi a vontade de Deus?
“E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.
Então, respondeu Satanás ao Senhor e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde? Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!
E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.”
(Jó 1:8-12)
Aquele servo fiel perdeu tudo: família, bens, amigos, reputação. Foi obra do Diabo? Foi. Mas sob permissão de Deus. E por que Deus permitiu? Para que Jó fosse exterminado? Não. Para que Jó saísse daquela provação melhor do que entrou.
Diz a Palavra do Senhor:
“Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.”
(1 Pedro 1:7)
A Palavra nos releva que a provação é para mostrar que a fé que temos é verdadeira. Ou seja, a provação não é para nosso mal, nossa destruição, mas sim para um belo propósito.
A própria palavra “provação” significa purificação, e não é à toa que Pedro compara a provação do cristão à provação do ouro. Você sabia que, quando o ouro é extraído da natureza, ele não é encontrado puro? É por este motivo que o metal amarelo precisa passar por um processo de purificação para que possa receber o “título” de Ouro 24K que garante 999,9% de pureza.
Perceba que o intuito da provação do ouro é fazer com que todas as impurezas sejam eliminadas e sobre apenas o que é puro. Da mesma forma, o cristão também é “provado pelo fogo” para que tudo o que não está de acordo com a vontade de Deus seja eliminado de nós, e sobre apenas aquilo que o Senhor deseja, aquilo que está de acordo com a Sua Palavra.
Jesus alertou a Pedro:
“‘Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos’.”
(Lucas 22:31)
Por que o trigo é peneirado? Para que todas as impurezas sejam eliminadas, e sobre apenas o que é puro, no caso, o trigo. É o mesmo raciocínio da purificação do ouro. E Pedro passou por uma provação tremenda. Ele negou a Jesus, e ficou tão abalado com isso que ele larga o seu propósito e volta a pescar, volta à sua zona de conforto, porque ele se viu em um momento de medo e incertezas (cf. João 21). Foi preciso o próprio Jesus ir até Pedro e comissioná-lo de volta, colocar o apóstolo novamente nos trilhos, acender a chama que estava apagada. Porém, no livro de Atos vemos um Pedro cuja pregação converteu três mil almas, cuja sombra curava e cuja ousadia era manifestada mesmo ele sendo um homem simples diante de um tribunal de intelectuais.
Nesse sentido, podemos concluir que o Diabo é “usado” por Deus. Como diz o pastor John Piper: “O Diabo é um cachorro preso na coleira de Deus”. Sim, a Bíblia nos demonstra claramente que Deus controla as ações do Diabo, nada passa despercebido pela Sua soberania, conforme o livro de Jó claramente nos demonstra quando o Diabo pede permissão a Deus pra fazer algo. O contrário disso seria pensar que Deus e o Diabo travam um espécie de queda de braço, ou que Deus é pego de surpresa por alguma artimanha diabólica. Sabemos que a Bíblia não dá margem para afirmar isso.
Em Minas Gerais há um ditado conhecido: “Pé de galinha não mata pintinho”. Isso significa que, quando a galinha sobe no ninho, sobre os pintinhos, ela sabe exatamente o peso necessário para que não mate os pintinhos. Da mesma forma, Deus sabe exatamente até onde aguentamos, e jamais nos coloca em uma situação maior do que podemos suportar.
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.”
(1 Coríntios 10:31)
Você pode estar se perguntando: “Ué, mas aí Paulo está falando de tentação, e não provação”. Ok. Mas a provação é um tipo de tentação. Afinal, tentação é tudo aquilo que tem o intuito de nos tirar da vontade de Deus, do que a Palavra diz. A provação, se for vista da maneira errada, pode levar o sujeito a se afastar de Deus. Quero dizer que, se a pessoa achar que provação não é algo da parte de Deus, ela pode achar que foi abandonada pelo Senhor, ou então achar que não consegue vencer determinada provação, e se afastar dos caminhos do Senhor, buscando refúgio de outra forma.
Deus, como bom Pai que é, disciplina Seus filhos. E o intuito da disciplina não é maltratar, mas ensinar. Da mesma forma, Ele nos permite passar por provações não para desfalecermos, mas para nos fazer melhores, mais próximos do propósito, mais parecidos com Jesus.
— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com

Comentários
Postar um comentário