MADRUGADA

O que vou escrever não é doutrina. Quero deixar isso claro. Porém, ao mesmo tempo, eu observo respaldo bíblico para adotar como prática espiritual.

De madrugada, a membrana da realidade fica mais fina. Em outras palavras, o acesso ao mundo espiritual é facilitado.

Vejamos o que as Escrituras dizem a respeito:


“Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.”

(Provérbios 8:17)


Se nada na Bíblia está lá por acaso, por que o Senhor especificou a busca pela madrugada?

E o detalhe é que o próprio Jesus Cristo possuía esta prática de orar pela madrugada.


“De madrugada, em meio a escuridão, Jesus levantou-se, saiu da casa e retirou-se para um lugar deserto, onde ficou orando.”

(Marcos 1:35)


Há lugares na Terra que são espécies de portais para o mundo espiritual, pois possuem a membrana da realidade mais fina. Um cemitério, por exemplo, é um desses locais, e por esse motivo diversas religiões possuem o cemitério como um local propício para exercer a espiritualidade.

31 de outubro é uma data que o tecido que separa o mundo físico do mundo espiritual fica extremamente delicado, tanto é que marca dois eventos importantes ligados à espiritualidade: Halloween e Reforma Protestante.

No Natal também ocorre esse fenômeno, e por isso a atmosfera fica mais leve, de modo que as pessoas ficam mais alegres. E em qual horário a Missa do Galo é celebrada no Vaticano (transmitida até pela TV Globo)? Isso mesmo, de madrugada.

Leia essa matéria da Superinteressante:


“Por que a Missa do Galo tem esse nome?

Existem algumas hipóteses sobre o nome da missa celebrada na véspera de Natal, mas ninguém sabe ao certo.

A mais aceita, segundo a fé católica, diz que um galo teria cantado à meia-noite do dia do nascimento de Jesus, anunciando a chegada do Messias – a única vez que um galo teria cantado em um horário tão estranho.

Outra lenda diz que em um galo cantou três vezes quando o apóstolo Pedro negou conhecer Jesus. Por isso, os lavradores espanhóis costumavam matar um galo à meia-noite do dia 25.

Há ainda outras duas hipóteses. Uma diz que o animal simboliza o amanhecer, celebrado pelos pagãos como forma de agradecimento ao Deus-Sol – uma tradição que foi eventualmente absorvida pelo culto cristão. A outra afirma que a Missa do Galo leva esse nome porque termina tão tarde que os galos já estão cantando o amanhecer ao final da celebração.”


Diversas igrejas tem a prática de ir ao monte, e geralmente qual é o horário escolhido? Tarde da noite.

Na Quaresma, depois de determinado horário as ruas das cidades que ainda respeitam esse período ficam desertas, pois crê-se que é no período noturno que eventuais manifestações ficam mais propícias.

Fato é: de madrugada a espiritualidade é exercida de maneira mais aguda.



(Referências bibliográficas: https://m.youtube.com/watch?v=skbas3qALnU; https://m.youtube.com/watch?v=ouH3bO_fMoo; https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-missa-do-galo-tem-esse-nome/amp/)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA