O DEUS QUE DESTRÓI SONHOS
Já parou pra pensar nisso?
Jonas não queria ir pra Nínive. O sonho dele era ficar de boa, longe dessa responsabilidade de ir pregar para aquele povo. Eis que Deus enviou um grande peixe, que engoliu o profeta, e no seu ventre ele ficou durante três dias e três noites até que fosse “cuspido” no lugar onde deveria estar (cf. Jonas 1:17).
Moisés só queria curtir a vida de casado, só que Deus destruiu seus sonhos, aparecendo na sarça ardente e convocando-o a enfrentar o faraó e libertar o povo hebreu da escravidão do Egito (cf. Êxodo 3:7-12).
Talvez tudo o que Davi queria era cuidar bem de seu rebanho. Eis que um dia o profeta Samuel bate na porta de sua casa para ungi-lo rei de Israel (cf. 1 Samuel 16).
Será que o sonho de Pedro não era tão somente ser um pescado de sucesso? Quem sabe montar uma empresa de pesca? Aí chega Jesus de Nazaré e o chama para o ministério (cf. Mateus 4:18-22).
Não sei quais são os seus sonhos. Mas já parou pra pensar que os sonhos de Deus pra você podem ser outros, diferentes do que você sempre almejou?
A Bíblia diz:
“‘Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor.
Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.”
(Isaías 55:8-9)
Sim, os planos e os caminhos de Deus são maiores e melhores do que os nossos. Mas isso não significa necessariamente que Ele vai pegar os sonhos que nós temos e potencializar. Significa que os sonhos que Ele tem pra nós se cumprirão – e pode ser que estes sonhos não sejam os que você planejou.
Certa vez o evangelista Billy Graham foi convidado para ser o presidente dos Estados Unidos, afinal certamente ganharia, pela sua popularidade e pela grande influência da Igreja Batista naquela nação.
Ele respondeu a esse convite da seguinte forma:
“Eu não vou deixar de ser embaixador da Pátria Celestial para ser simplesmente presidente dos Estados Unidos. Não vou descer meu nível.”
Talvez o pequeno Billy sonhava quando criança em ser o homem mais poderoso do seu país, não? Mas ele entendeu qual era o sonho de Deus pra sua vida, e se modelou à vontade soberana do Pai.
Às vezes você quer ser um jogador de futebol, por exemplo, e fica roendo as unhas quando assiste a uma partida, pois pensa: “Poxa, era pra eu estar lá!” Ué, quem disse que era?! E se Deus sempre planejou, desde a eternidade, que você estivesse fazendo o que você está fazendo hoje?
Não queira viver a vida dos outros. Não ache que alguém está ocupando o lugar que é seu por direito. Não imagine que necessariamente os sonhos de Deus são iguais aos seus. Os sonhos de Deus são bem melhores do que os nossos, e por isso precisamos entender quais são eles e dizer “que seja feita a Sua vontade”!
(Referência bibliográfica: https://m.facebook.com/permalink.php?story_fbid=511164155598344&id=504251706289589&locale2=pt_BR; OBS.: o título dessa publicação foi inspirado no do livro homônimo de Rodrigo Bibo, lançado pela editora Thomas Nelson)
— Se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com
.jpg)
Comentários
Postar um comentário