O PADRE DO BIG BANG

Você sabia que o padre Georges Lemaître (1894-1966) foi um dos maiores cientistas do século XX e o criador da Teoria do Big Bang?


Em Leuven, Bélgica, ainda em 1927, Lemaître publicou um estudo chamado “Un Univers homogène de masse constante et de rayon croissant rendant compte de la vitesse radiale des nébuleuses extragalactiques”, em que, baseado na Teoria da Relatividade, especulou que o Universo está em constante expansão, tal qual a distância entre as galáxias.


Em 1931, o padre belga apresentou a teoria do “átomo primordial”, que dizia que todo o Universo era uma partícula hiperdensa e hiperquente que explodiu (e continua explodindo). Com isso, sua tese desafiava a do físico Albert Einstein, a mais popular de então, que dizia que o Universo tinha tamanho finito e que não houve um começo, o “momento sem um antes”.


Em 1964 (dois anos antes de sua morte), o modelo já era amplamente aceito devido a recentes descobertas empíricas que apoiavam a teoria.


E não pense que a tese do padre Lemaître ia contra a doutrina da Igreja (quantas vezes ouvimos dizer que o Big Bang é um argumento contra o relato do Gênesis de que Deus criou o mundo?). Em 1952, o Papa Pio XII escreveu:




“Parece que a ciência moderna, com uma varredura ao longo dos séculos, foi bem-sucedida em testemunhar o augusto instante do Fiat Lux [‘faça-se a luz’] primordial, quando, junto com a matéria, explode do nada um mar de luz e radiação, os elementos se dividem, se agitam e formam milhões de galáxias. Assim, com as características concretas das provas físicas, a ciência confirmou a contingência do Universo e também é bem fundamentada quanto à época em que o mundo surgiu das mãos do Criador. Por isso, a Criação ocorreu. Nós dizemos: ‘Portanto, existe um Criador. Portanto, Deus existe’.”


Ciência e Religião não são inimigas entre si, mas esferas que se complementam!




(Referências bibliográficas: https://www.instagram.com/p/CoC0RPoMMFG/?igshid=YmMyMTA2M2Y=; https://super.abril.com.br/coluna/contaoutra/um-padre-foi-o-primeiro-a-propor-o-big-bang-e-o-vaticano-aprovou/amp/)



— Esse blog é feito com muito esmero, fruto de longas pesquisas e estudos para lhe trazer um conteúdo edificante. Portanto, se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA