O DIABO NÃO BRINCA EM SERVIÇO (E DEUS TAMBÉM NÃO!)

Irmãos, não devemos temer o Diabo, pois sabemos que Aquele que nos guarda é bem maior. Porém, também não devemos subestimá-lo. Esse ser milenar conseguiu enganar Adão e Eva quando eles viam Deus face a face! Conseguiu fazer com que Judas Iscariotes vendesse Jesus, mesmo Judas sendo um discípulo que presenciou de perto os milagres e ensinamentos. Então, se tem uma coisa que o Diabo não é: burro, inocente.

E, quando o Diabo entra em campo, ele não brinca em serviço. Muita gente acha que ele é tipo um vilão de desenho animado que é mais caricato do que ameaçador. Não! Ele entra pra “matar, roubar e destruir” (João 10:10a). Quer uma prova disso? Olha só o que Deus lhe falou a respeito de Jó:


“E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.”

(Jó 2:6)


Se Deus teve que dar esse aviso ao Diabo (“guarda a sua vida”), é porque ele não entrou pra fazer cócegas em Jó, mas pra arrebentar com tudo! E o negócio foi feio: ele tirou de Jó a casa, a família, os amigos, a saúde, a reputação, a alegria... tudo!

O Diabo sabe seus pontos fracos porque ele fica rodeando a Terra e observando as coisas. Então ele sabe onde seu calo aperta.

Mas muitos acham que o Diabo age assim: imagina que você não gosta que te chamem de “feio”. Mas, se alguém te chamar, você não vai morrer ou ficar doente por causa disso, mas apenas não vai gostar, vai dar aquele sorriso amarelo e vida que segue. Nada que tire seu sono ou sua paz. Aí muita gente acha que o Diabo vai usar isso. “Ah, fulano não gosta que chama ele de ‘feio’? Então é nisso que eu vou atacar”. NÃO, NÃO e NÃO! Não é assim que o Diabo age! Ele não pega aquilo que só “te incomoda”. Ele entra de voadora, com os dois pés, pra derrubar você! Ele só não matou Jó porque Deus não permitiu, mas de resto ele fez tudo!

Quando o Diabo foi provar Jó, ele não pensou assim: “Sabe o que vou fazer? Vou esconder o par de tênis preferido do Jó”. Não! Ele tirou TUDO de Jó. Não foi só pra assustar, mas foi pra fazer aquele homem desistir da vida.

É assim que ele age. Ele não vai naquilo que te incomoda, mas naquilo que te para. Ele vai no calo, cirúrgico, preciso.

O empresário Pablo Marçal ensina:


“Até com o Diabo dá pra aprender. Tem gente que fala ‘misericórdia’, ‘tá amarrado’! Vocês querem aprender alguma coisa com o Diabo ou não? É forte! Quer? O Diabo já sabe o final dele, é derrotado e não desiste nunca. Acorda todo dia tocando o terror como se não houvesse amanhã. Você sabe o seu final, você vai reinar, você é filho de Deus, e você desiste todo dia. E o Diabo sabe do final, e ele acredita mais em Deus do que qualquer um que está aqui nesse ambiente, porque ele troca ideia face a face, quando ele tem autorização. Ele estava lá tentando o Moisés, o Abraão, o Isaque, o Jacó, o Daniel, o Paulo. Ele estava em tudo. Em todos os episódios, ele aparece. Ele confia em Deus. Ele confia não, ele tem certeza que a Palavra dEle não falha. Ele sabe que vai dar tudo errado na vida dele, mas ele acorda todo dia com gás. Alguém pergunta ‘por quê ele fica fazendo isso?’. Porque você desiste, e o lance dele não é mudar o futuro dele, é mudar o seu.”


O Diabo quer te parar porque ele quer fazer de tudo pra te afastar do seu destino, do cumprimento do seu propósito. É por isso que quando Pedro levantou a hipótese de Jesus se livrar da cruz, ouviu como resposta:


“Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens.”

(Mateus 16:23)


Por que Cristo reconheceu que era Satanás falando na boca de Pedro? Porque ali estava uma tentativa de afastá-lo do cumprimento do Seu propósito.

Mas eis aqui a solução pra tudo isso. Se o Diabo não brinca em serviço, Deus também não. Na mesma parte que fala que o Diabo veio para “matar, roubar e destruir”, também fala que Jesus veio “para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10b).

O pastor e teólogo John Piper ensina:


“Deus é soberano sobre Satanás. O diabo não tem carta branca para fazer o que quiser neste mundo. Ele está preso a uma coleira e não pode fazer nada que Deus não permita. Com efeito, ele precisa receber autorização – como no caso de Simão Preso que Jesus revelou: ‘Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!’ (Lucas 22:31) E o caso de Jó: ‘Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida’. (Jó 2:6)

Então, Deus evidentemente vê o papel de Satanás como essencial para os seus propósitos no mundo, pois, se Deus quisesse, Satanás seria lançado no lago de fogo agora e não somente na consumação dos séculos. ‘O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo… e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos’ (Apocalipse 20:10). Ele certamente será completamente derrotado, mas a hora ainda não chegou.”


Então, fique tranquilo. Quem está no controle é Deus. Mas, sabendo como o Inimigo age, você estará mais preparado para enfrentá-lo e vencê-lo nas batalhas do dia a dia!




(Referência bibliográfica: https://www.instagram.com/reel/CkjRfOkAQ9T/?igshid=YmMyMTA2M2Y=; https://voltemosaoevangelho.com/blog/2018/10/10-estrategias-de-satanas-contra-sua-vida/)



— Esse blog é feito com muito esmero, fruto de longas pesquisas e estudos para lhe trazer um conteúdo edificante. Portanto, se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA