SE ESCONDA ATRÁS DAS PROMESSAS (E SERÁS PROTEGIDO DE TODO MAL)
No mundo espiritual não existe espaço vazio.
Esse é um dos conceitos mais antigos do cristianismo.
A Bíblia diz:
“Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso. Como não o encontra, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.
Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa.”
(Mateus 12:43-45)
Ou seja, o espaço sempre será ocupado.
Agora, vamos pensar em algo.
A Bíblia relata que a confiança em Deus provê em nós um espírito inabalável:
“Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.”
(Salmo 125:1)
Isso significa que não somos levados pelas circunstâncias. Por exemplo: se tudo está bem, então estou emocionalmente bem. Se tudo está mal, então estou emocionalmente mal. Não! A confiança em Deus nos coloca acima das circunstâncias, de modo que não somos abalados por elas.
Se esta é uma promessa bíblica, por que temos tanta dificuldade em confiar?
É simples: porque não ocupamos nosso espírito com essa verdade.
Deixa eu explicar. Quando abrimos os sites de notícias e lemos notícias ruins, quando as contas são maiores do quanto recebemos de salário, quando o lar é disfuncional. Tudo isso influencia nosso espírito. E, se essas questões criarem raízes em nós, nos abalaremos.
Imagina José no fundo daquele poço, após ser vítima de tentativa de homicídio por parte dos seus próprios irmãos. Imagina José a caminho do Egito, sabendo a sofrida vida de escravidão que lhe aguardava. Imagina José no chão frio da prisão por um crime que ele não cometeu.
Por José ser homem de carne e osso como eu e você, talvez ele se sentiu esquecido, sem esperança, desaminado. Mas o que a Bíblia não diz é que José desistiu ou blasfemou contra Deus.
E por que não?
Porque José tinha uma promessa.
Vamos ligar os pontos agora: se no mundo espiritual não existe espaço vazio, o segredo para confiarmos em Deus é sobrepor as preocupações e circunstâncias com as promessas.
Sim! Muitos não confiam em Deus porque não tem onde se apegar. Tipo: “Ok, eu sei que a Bíblia diz que Deus está no controle, mas como eu vou saber que Ele está mesmo?”
Imagina um jogo de beisebol. Agora imagine que a bola lançada são as circunstâncias negativas. Se você não tiver algo para rebater essa bola, ela vai te atingir em cheio. É nessa hora que entra o taco. Imagina que o taco são as promessas que Deus fez pra você. Quando a bola vem (“você não vai conseguir”, “sua vida acabou”, “não tem como dar certo”), o taco a rebate (“sei que vai dar certo porque eu tenho promessas de Deus”)!
Se José não tivesse as promessas de Deus de que teria um papel de grande autoridade (cf. Gênesis 37:5-11), como ele teria esperança de que ele sairia de todos aqueles perrengues? Mas José tinha as promessas, e por isso ele falou para os seus irmãos quando já era governador do Egito:
“Portanto, foi Deus quem me mandou para cá, e não vocês! E foi ele quem me fez conselheiro do faraó, administrador de todo o seu palácio e governador de todo o Egito.”
(Gênesis 45:8)
José tinha plena noção de que tudo o que lhe ocorreu, por pior que tenha sido, não foi obra do acaso, tampouco o Diabo. Era o próprio Deus levando ele para o centro do cumprimento do propósito, assim como o próprio Deus enviou a baleia para colocar o profeta Jonas no centro do seu propósito (cf. Jn 2:11).
Sobre essa questão de se esconder nas promessas, o apóstolo Joel Pereira ensina:
“Quando a tempestade vem, você tem que se abrigar debaixo das promessas de Jesus.
A tua ansiedade provoca atividade na tua mente, provoca ativismo, mas não provoca realização.
Ela tira o teu poder de criação, de romper, de prosperar, até de ganhar dinheiro, porque você fica ansioso.
Se esconda atrás da promessa, debaixo da bênção. Esconda, como diz o Salmo 91, debaixo do esconderijo do Altíssimo. Traga à memória profecias que o Senhor colocou na tua mente um dia e confia nEle de todo o teu coração.”
Você pode pensar: “Ah, mas eu cometi certos erros, me desviei, então acho que Deus desistiu das promessas”. Grave essa frase do apóstolo Joel Pereira: “A vida pode ter mudado os seus planos, mas Deus não mudou as suas promessas”. Moisés duvidou do poder de Deus (cf. Números 20:7-12), mas ainda assim ele cumpriu a promessa de liderar o povo hebreu na libertação do Egito (cf. Êxodo 33:33). Davi cometeu pecados terríveis (cf. 2 Samuel 12:13), mas a promessa de seu reinado permaneceu de pé (cf. 1 Samuel 16:13), e é considerado o maior rei da história de Israel. Pedro negou Jesus (cf. Lucas 22:54-71), mas a promessa de que ele desempenharia um papel de liderança fundamental na Igreja foi cumprida (cf. Mateus 16:18-20).
O Salmo 91 é a maior revelação bíblica a respeito do mundo espiritual. Lá são listados 7 demônios que atuam contra nós todos. Porém, logo no início o salmista nos dá o antídoto contra essa investida diabólica.
Leiamos:
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”
(Salmo 91:1-16)
O apóstolo Joel Pereira ensina:
“A perspectiva de alguém que está no meio de um deserto, e ele conseguir achar um lugar exclusivo da presença de Deus... se a gente for tentar trazer isso no contexto do Antigo Testamento, seria o Santo dos Santos, o lugar temporal, o lugar realmente onde você não vive no ‘chronos’, mas você vive ali no tempo de Deus, no ‘kairós’, esse tempo que a gente chama atemporal, lugar onde o maná não apodrecia. Então você não vive ali pelo ‘chronos’, é um ambiente completamente diferente.
Mas a verdade é que eu vejo o salmista achando um ambiente dentro dele mesmo. Ele consegue achar uma paz aonde ninguém está encontrando.
(...) Exatamente nesse quesito o salmista diz: ‘Mas eu encontrei um lugar, eu encontrei um ambiente onde eu estou protegido pela Palavra’. Você sabia que a sua vida de oração, a sua vida com Deus, ela lhe protege dessas ações invisíveis? O fato de ser invisível não significa que não são reais, que atuam diariamente contra a sua vida, diariamente contra você. O detalhe é que você vai ver o laço do passarinheiro, você vai ver a peste perniciosa, você vai ver uma ação contínua, mas você vai ver o terror noturno, que ele dá o horário do trabalho dele, da seta que voa de dia (olhe bem, ele dá o horário do trabalho dele), da peste que se propaga nas trevas. A seta que voa de dia é como um míssel com teu nome, é como esses mísseis atuais que existem que tem o lugar exato que ele vai cair. O inferno todo dia lança um míssel, uma seta que voa de dia, já com teu nome pra encontrar você na sua geografia. Mas não te encontra. Porque há uma proteção de Deus, há um ambiente de Deus sobre a tua vida!”
Daniel era um homem de oração. Durante toda sua vida orou a Deus e por isso não sofreu mal algum quando foi lançado na cova dos leões. Ele estava protegido por Deus, essa mesma proteção que o salmista se refere.
Sobre o Salmo 91, o mentor e escritor Gilmar Soares relata:
“SALMOS 91 – SEGURANÇA E PROTEÇÃO PARA AQUELES QUE CONFIAM NO CRIADOR
Precisamos construir uma estrutura fundamentada na suprema confiança no Criador. Pois aquilo em que o homem crê torna-o invencível.
Ter FÉ totalmente no poderoso Deus o qual enche o coração e a alma dos homens e das mulheres que estão correndo nos dias de hoje para o centro do combate. Essa soberana confiança no Criador não é a trincheira da religião ou fé superficial. É uma DECISÃO de mudança de vidas. Pois, é hora de se colocar inteiramente na dependência do Eterno.
O ‘SALMO DO SOLDADO’ tem dado a guerreiros da mais alta patente o lugar onde possam encontrar a verdade quando a noite está obscura e com total dificuldade em suas guerras.
Deus está convocando os heróis da linha de frente, para dar FORÇAS, SEGURANÇA, PROTEÇÃO, ESPERANÇA, CORAGEM E SALVAÇÃO.
Para os que CONFIAM NO CRIADOR mesmo que diante do vale da sombra da morte, o poder maravilhoso de suas promessas renova o coração. Ao ponto de já estar pronto para a batalha com sua mente protegida diante de sua vida. Porque ‘AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE DESCANSARÁ.’ – SALMOS 91:1
Deus deseja proteger e se manifestar em sua vida. Porque muitos vivem em um campo aberto, desprotegidos e sozinhos. Deus está buscando aqueles que o busquem. ‘Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.’ Salmos 50:15
Fé é ter uma atitude contrária à dúvida. ‘Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.’ - Hebreus 11:1
Chegou a sua hora de exercer sua fé em atitudes! Não é olhar para a fé do próximo. É SOBRE A SUA FÉ, é você viver a sua medida de fé em Deus.
Chegou o seu tempo! Shalom...”
O segredo para confiar em Deus é substituir as palavras ou circunstâncias negativas por aquilo que Ele te prometeu!
(Referências bibliográficas: https://www.instagram.com/p/CpzvJ1FOZZZ/?igshid=YmMyMTA2M2Y=; https://www.instagram.com/reel/Cd6jAw_Aphs/?igshid=YmMyMTA2M2Y=; https://www.youtube.com/watch?v=lAduiR9Aymk; https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=cT3n_ZOksaY)

Comentários
Postar um comentário