A CRISE DO SUPERMAN

O Superman, principal herói da DC Comics, sofre uma crise no tocante à sua reinserção com relevância na cultura pop – e há aqueles que afirmam que nem mesmo os quadrinhos do Homem de Aço geram expectativa como outrora.

Há mais de uma década o herói não vislumbra um filme pra chamar de seu. Não se sabe qual ator dará vida a este papel. O roteiro de um eventual futuro longa ainda é uma incógnita. Alguns dizem que os estúdios não sabem o que fazer com o personagem.

A partir desse ponto, filosofamos e chegamos a alguns possíveis fatos: a crise do Superman tão somente evidencia a crise de Deus na sociedade. Não temos mais um Nietzsche a afirmar que “Deus está morto”, mas temos uma indústria a faltar com a perspectiva do que fazer com o divino.

Deus não é mais o epicentro da sociedade pós-moderna.

Afirma-se tal conceito porque o Superman é um arquétipo de Cristo. Portanto, quando os derivados arquetípicos entram em crise, o primeiro modelo igualmente – no caso, Deus.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e é considerado por muitos como uma resposta direta para o aprisionamento, tortura e execução de judeus por Adolf Hitler antes e durante a Segunda Guerra Mundial. O personagem chegou a ser denunciado publicamente pelo ministro da propaganda Joseph Goebbels.

Faz-se mister ressaltar que, naquele delicado momento sócio-político, urgia a proeminência de símbolos que pudessem resgatar e alavancar sentimentos positivos como o da esperança e inspiração na sociedade norte-americana. Não sem motivo as cores do Homem de Aço são primariamente o azul e o vermelho – as mesmas da bandeira dos Estados Unidos.

Figuras como Sansão, o sujeito mais forte que a Bíblia narra, e Moisés, que ajudou a libertar os israelitas da escravidão, foram utilizadas como fortes referências de características para a noção do que seria um grande herói.

São muitos as convergências entre Superman e Jesus Cristo. Dos céus, o Pai envia Seu filho único para salvar a Terra e quando ele chega aqui, é criado por pais adotivos, pessoas boas. No caso de Jesus, quem o cria é Maria e José, no caso do Superman é Martha e Jonathan Kent. Até mesmo a semelhança das letras iniciais foi mantida.

Ao atingir certa idade, o Escoteiro Azulão vai até o Ártico e encontra o espírito de seu pai na Fortaleza da Solidão. Quando Cristo atinge certa idade, embarca numa jornada pelo deserto onde jejua por 40 dias e é tentado pelo mal, até “encontrar” Deus, o seu Pai.

Tanto Deus como Jor-El falam com seus filhos através de uma voz alta, segura e forte. Entre outras semelhanças, Jesus tem como inimigo o Anticristo, e o Superman tem o Bizarro.

Ademais, o filho de Krypton foi escondido num celeiro, e o Filho de Davi também nasceu numa espécie de celeiro (uma manjedoura). Aos 30 anos, o Superman começa sua jornada pública, na mesma idade que Jesus inicia seu ministério.

O herói da DC Comics luta pela verdade e justiça, assim como o Nazareno. Aliás, esses são os princípios bíblicos para as grandes missões relatadas nas Escrituras.

Outro simbolismo que liga Superman a Deus e à Bíblia é o triângulo em seu peito, que é o símbolo da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Por fim, no filme “Homem de Aço” (2013) há uma cena em que Clark Kent (Henry Cavill) está em uma igreja, e atrás dele há um vitral com a imagem de Jesus Cristo no Getsêmani.

Portanto, fica evidente que o personagem Superman foi criado mediante o arquétipo de Jesus Cristo.

Nesse sentido, reitera-se: quando um primeiro modelo está em crise, natural e consequentemente seus arquétipos derivados também sofrem este processo.

A ideia de Deus soa tão obsoleta quanto a ideia do Superman. Logicamente há um processo de secularização no âmbito social, mas a Igreja precisa responder às questões propostas pelo mundo.

A Teologia em aliança com as demais ciências devem se debruçar acerca dos anseios da pós-modernidade, a fim de que a existência de Deus seja compreendida não apenas no tocante ao depósito da fé, mas aceita como plausível e racional pela secularidade.




(Referências bibliográficas: https://www.omelete.com.br/amp/superman/superman-frank-miller-diz-que-quer-explorar-origem-judaica-do-heroi; https://guiame.com.br/amp/gospel/mundo-cristao/superman-foi-criado-por-judeus-e-inspirado-em-jesus-conheca-historia.html)



— Esse blog é feito com muito esmero, fruto de longas pesquisas e estudos para lhe trazer um conteúdo edificante. Portanto, se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA