EKBALLO: A URGÊNCIA DO EVANGELHO

Evangélicos brasileiros gastam mais com Coca-Cola do que investem naquilo que dizem acreditar: MISSÕES.

A Igreja Brasileira investe em missões anualmente cerca de R$1,80 por membro. Isso mesmo, você não está lendo errado: R$1,80. E, infelizmente, em tempos de cenários adversos como por exemplo pandêmico, crise econômica e político-social, essa contribuição tende a diminuir.

Segundo o IBGE, 87% dos brasileiros se identificam como cristãos(Fonte: Site do Senado Federal; 09/06/22).

Agora, junte um dado com o outro: por que será que temos 87% da população que afirma ser cristã e, ao mesmo tempo, vemos tão pouca mudança social?

A resposta: porque preferimos tomar uma Coca-Cola bem geladinha do que estender a mão pro nosso irmão que está sofrendo e sendo perseguido por pregar o Evangelho. E não apenas isso: não temos amor pelos perdidos, que eventualmente seriam alcançados pelos missionários.

Em seu livro “Por Que Tarda o Pleno Avivamento?”, o pastor Leonard Ravenhill conta uma história:


“Houve certa vez um criminoso de nome Charlie Peace. Não tinha respeito nem pelas leis de Deus nem pelas dos homens. Mas afinal um dia foi preso e condenado à morte.

No dia de sua execução, foi levado ao corredor da morte na penitenciária de Armley, Leeds, na Inglaterra. À sua frente ia o capelão da prisão, lendo versículos da Bíblia em voz monótona e desinteressada. O criminoso tocou-lhe no ombro e indagou o que estava lendo. ‘O Conforto da Religião’, replicou o sacerdote.

Charlie Peace ficou chocado de ver como ele lia aqueles textos acerca do inferno de maneira tão mecânica. Como alguém podia ser tão frio, a ponto de conduzir outro para a forca, sem emoção alguma, lendo-lhe palavras sobre um abismo profundo no qual o condenado estava prestes a tombar? Será que aquele pregador cria de fato que existe o fogo eterno, que arde incessantemente, e nunca consome suas vítimas, já que lia tudo sem ao menos estremecer? Seria humano um indivíduo capaz de dizer a outro friamente: ‘Você estará morrendo eternamente, sem nunca conhecer o alívio que a morte poderia dar-lhe?’

Aquilo foi demais para Peace, e ele se pôs a pregar. Veja só o sermão que pregou no próprio instante em que caminhava para o inferno. ‘Senhor’, disse, dirigindo-se ao capelão, ‘se eu acreditasse nisso em que você e a igreja dizem crer, andaria por toda a Inglaterra, só para salvar uma alma, e, se preciso fosse, iria de joelhos, mesmo que a superfície dela fosse recoberta de cacos de vidro, e acharia que teria valido a pena.”


Irmãos, só há uma possibilidade aqui: não entendemos o que é vida eterna, não entendemos o que são Céu e Inferno, não entendemos o cerne do Evangelho de Jesus Cristo. Porque não há como entender e ficar indiferente! Charlie Peace entendeu quando ouviu a Verdade pela primeira vez, e nós que somos ministrados semanalmente nos bancos das igrejas ainda não conseguimos entender!

As pessoas estão sedentas de Deus. Até mesmo aquelas que por ventura neguem esse fato com os lábios, na verdade estão com a alma com sede da água viva (João 4:10). Mas, como disse o apóstolo Paulo:


“E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ‘Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!’ Mas nem todos obedeceram ao evangelho.”

(Romanos 10:14-16)


Quem mostrará onde fica a fonte de água viva? Quem indicará aos famintos onde há Pão? Infelizmente existe os desobedientes que não entenderam o porquê de estar nessa Terra. As pessoas têm fome e sede, mas falta mão de obra.

E foi por mão de obra que Jesus fez a seguinte orientação:


“A colheita é realmente abundante, mas os trabalhadores são poucos. Ore, portanto, ao Senhor da colheita para enviar trabalhadores para a sua colheita.”

(Mateus 9:36-38)


A palavra utilizada no original grego no lugar do verbo “enviar” é “ekballo”, que significa enviar com violência. Você sabia que Jesus usava essa mesma palavra pra expulsar demônios? Então, é assim que ele envia os trabalhadores: Ele dá uma ordem de envio!

E Jesus admitiu que a colheita era abundante. Mas se o agricultor não for lá e colher o trigo com suas mãos ou com uma máquina, o trigo vai ficar no mesmo lugar. As pessoas estão sedentas e famintas por Deus, mas se quem achou a fonte e o Pão não revelaram o caminho, elas continuarão com sede e fome.

Muitos se escondem atrás do argumento de que “ah, se os homens se calarem, as pedras clamarão” (conforme Lucas 19:40). Mas espera aí... essa fala de Jesus não é um argumento contra a evangelização. Afinal, Jesus ia contradizer Ele mesmo? Ele não estava falando “podem ficar tranquilos, quietinhos em casa, pois as pedras farão o trabalho de vocês”. Óbvio que não! As pedras, a natureza, o universo, tudo evidencia e manifesta a glória de Deus! Mas o “ide” foi uma ordem dada não às pedras, mas sim a nós, que nos dizemos discípulos!

“A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados”, como está escrito em Romanos 8:19. Até quando os Elias vão ficar na caverna? Até quando as trevas vão avançar porque as candeias estão debaixo dos cestos?

O “ide”, o “ekballo”, as missões não se referem apenas a você ir para outra nação. Jesus nos envia para levar as Boas Novas do Evangelho nos supermercados, nos estádios, nas universidades, nas praças públicas, no nosso bairro... o que você está esperando?!

Finalizo com os dizeres de Todd White:


“Qual é a solução? Eu não sou mais escrevo do medo porque eu sei quem eu sou e de quem eu sou. Quando a profecia, a palavra de conhecimento, a cura e os milagres, tudo isso flui como um subproduto da sua relação com Ele. Todos os dias em que você está andando pelo mundo, você pode ver pessoas que estão morrendo e indo pro inferno.

Você crê que é um cristão? Então levante-se! Erga-se! Você não se curvava para o demônio? Você não ouvia as mentiras? Você sairá hoje, e irá compartilhar Jesus.

Jesus quer ver esta nação indo até Ele! E Ele quer te usar!

O que você vai fazer com a vida que Deus te deu? Se você realmente é um cristão, então compartilhe fazendo algo hoje. Todos vocês têm um propósito específico. Aqui está o seu propósito: manifeste sua filiação. Essa filiação destruirá as obras malignas, onde quer que você vá, e tudo o que você disser e tudo o que você fizer, glorificará a Jesus!

Você está dentro? Nós precisamos queimar com o fogo! Precisamos nos ajoelhar e louvar a Deus dizendo: Deus, eis-me aqui! Envie-me e eu irei!”




(Referências bibliográficas: http://blogrenatojr.blogspot.com/2011/09/vergonha-evangelicos-brasileiros-gastam.html?m=1; https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/06/09/senado-aprova-criacao-do-dia-nacional-do-cristao; https://lagoinha.com/lagoinha-news/24951/ekballo-para-os-dias-de-hoje; https://m.youtube.com/watch?v=v9wx_ybeCfg)



— Esse blog é feito com muito esmero, fruto de longas pesquisas e estudos para lhe trazer um conteúdo edificante. Portanto, se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA