MEMÓRIA CURTA
Temos memória curta para com Deus. Não importa quantos milagres Ele faça, não importa quantas palavras proféticas Ele lance sobre nossa vida, não importa quantas vezes nosso coração queime ao ler a Bíblia ou ao estar em comunhão na igreja. Na primeira conta de luz que vem mais cara do que o esperado, já somos abalados.
Há algo chamado de Síndrome de Adão, ou seja, todas as características percebidas no primeiro homem criado que também estão presentes em nós.
Adão estava dentro do jardim, conversava com Deus face a face, e ouviu da boca do próprio para não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente apareceu, questionou tal orientação, e isso foi o suficiente para Adão e Eva desconfiarem e, posteriormente, desobedecerem a Deus.
E quanto ao povo hebreu? Eles presenciaram Deus livrá-los do Egito mediante as dez pragas, abertura do Mar Vermelho, coluna de nuvem e coluna de fogo no deserto, água saindo da rocha... ufa! Está bom ou quer mais?! Mas, mesmo assim, eles ainda acharam motivo para duvidar e reclamar:
“Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: ‘Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!’”
(Números 11:4-6)
Meu irmão, se qualquer um de nós estivesse no lugar de Deus, acho que já teríamos desistido da humanidade há muito tempo, não é?! Mas ainda bem que não somos Deus. Afinal, se não fosse a Sua paciência, muitos de nós ficaríamos de fora da Nova Jerusalém, como escreveu Pedro:
“O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”
(2 Pedro 3:9)
Falando em Pedro, juntamente com os discípulos ele presenciou o milagre da multiplicação dos pães e peixes. Maravilhoso, não?! Bem ali, na frente de todos, Jesus pegou cinco pães e dois peixinhos e multiplicou-os a ponto de alimentar uma multidão! Isso está relatado no Evangelho de Mateus, capítulo 14, do versículo 13 ao 21. Só que aí tem as cenas do próximo capítulo... A Bíblia relata que “Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão” (Mateus 14:22). E o que aconteceu? Aquele famoso episódio de Jesus andando sobre as águas e Pedro afundando devido à falta de fé. Sim! “Logo em seguida” a ter visto um milagre com os próprios olhos, Pedro não teve fé.
Irmão, isso é muito forte... Todas essas situações na Bíblia demonstram uma coisa: nós temos memória curta para com Deus.
Quantos milagres Deus já operou na sua vida? Mas, mesmo assim, quantas vezes você duvida até hoje? Quantas vezes Deus proveu pra nossa casa, mas ainda assim ficamos preocupados com qual comida vai estar na mesa amanhã? Quantos livramentos Ele já nos deu, mas mesmo assim ficamos com medo?
O objetivo desse texto não é jogar na cara ou declarar o óbvio. Pelo contrário: o primeiro passo para curar uma doença é reconhecendo-a, indo ao médico para então tomar os remédios. E Jesus, que é o Médico dos médicos, diz: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes” (Marcos 2:17). Servimos a um Deus paciente e misericordioso, que deseja ardentemente que possamos evoluir na nossa fé, deixando para trás as coisas de menino rumo à estatura de varão perfeito!
E qual é o melhor remédio para curar a falta de fé? Destaco dois:
1 – Lembrar quem Deus é: o apóstolo Paulo declara: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28). Isso significa que o nosso Deus, que é bom, não faz nada para nos punir ou castigar, mas até mesmo aquilo que por ventura nos dê um frio na barriga, na verdade, pode estar contribuindo para um bem futuro que ainda não enxergamos, mas que Deus em Sua soberania sabe exatamente o que é.
Sabendo quem Deus é, por que duvidar? Como diz o pastor André Fernandes: “Pra você sentir medo conhecendo quem Deus é, você vai precisar esquecer quem Ele é”.
2 – Lembrando do que Ele já fez e prometeu: a Palavra nos orienta: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3:21). Como se manter de pé, com uma fé firme, olhando com olhos positivos para o amanhã? Lembrando do que Deus já fez e prometeu na sua vida. Lembre das provisões, livramentos, respostas e tudo o mais que o Senhor já te proporcionou. Traga essas lembranças à memória e sua fé será renovada!
Como foi dito, ter memória curta para com Deus não é uma peculiaridade de uma ou outra pessoa. Trata-se de uma Síndrome de Adão, isto é, algo inerente a todo ser humano. “Ah, mas os heróis da fé não eram assim”, “Meu avô era um homem de muita fé e nunca o vi duvidar”. Ok, pode ser. Mas estes são os que trabalharam pra chegar no nível da confiança. Explico: você não começa a dar bons frutos do dia pra noite. A metáfora com a árvore é válida e tem um propósito bíblico (por isso Jesus a utilizou): antes de começar a dar frutos, a semente da árvore é plantada no solo, regada, cultivada, passa por processos naturais para aí sim começar a dar frutos. Ou seja, os bons frutos observados na vida dos heróis da fé não apareceram milagrosamente, mas são oriundos de um processo de exercitar a confiança em Deus.
Sim, assim como um músculo é exercitado com os pesos na academia para então adquirir força e tamanho, a confiança é adquirida mediante o exercício da mesma.
Mas, ainda assim, os heróis da fé podem ter errado, assim como os heróis da fé da atualidade e do futuro – afinal, a galeria de Hebreus 11 sempre estará aberta para novos nomes – podem errar. Há momentos de fraqueza. Há momentos de noite escura da alma. Mas o objetivo é transformar a dúvida (consequente da memória curta), no máximo, num lampejo que vem no dia da aflição, e não com um “modus operandi”.
Lembre de quem Deus é e do que Ele já fez, pois dessa forma suas esperanças serão renovadas!
(Referência bibliográfica: https://m.youtube.com/watch?v=Hp5LS1dAMWI)
— Esse blog é feito com muito esmero, fruto de longas pesquisas e estudos para lhe trazer um conteúdo edificante. Portanto, se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com

Comentários
Postar um comentário