NÃO PRECISO ENTENDER
Temos a mania de querer entender tudo. De não confiar. De querer fazer do nosso jeito.
Sabe aquelas pessoas que não aceitam ajuda e não delegam funções porque acreditam que só vai ficar bom se for feito do jeito delas? Ou então o chefe que acha que não pode nem sair pra ir ao banheiro senão algo vai dar errado. É a mania de querer ter o controle o tempo todo.
Vejamos o que Jesus disse pra Pedro:
“Em verdade, em verdade Eu te afirmo: quando eras mais jovem, tu te vestias a ti mesmo e ias para onde desejavas; mas quando chegares à velhice, estenderás as mãos e outra pessoa te vestirá e te conduzirá para onde tu não queres ir.”
(João 21:18)
Pedro era um cara impulsivo e intempestivo. Era o primeiro a responder as perguntas de Jesus, pedia experiências com Ele, falava e fazia o que vinha à mente. “Agora, você faz o que quer Pedro”, disse Jesus. “Mas, quando estiver mais velho, será carregado”. Cristo não estava falando de um aspecto biológico. O assunto era maturidade espiritual.
Quando estamos em uma imaturidade espiritual, queremos fazer as coisas do nosso jeito, ainda que Deus quer que façamos do dEle. Quando somos maduros espiritualmente, entendemos que o controle sempre foi e sempre será de Deus.
Prova disso está em Ezequiel 47. As águas são símbolo do Espírito. Quando as águas batem nos tornozelos e nos joelhos de alguém, você ainda consegue caminhar, certo? Mas, quando você está imerso, é o contrário: são as águas que te conduzem.
A maturidade espiritual que Jesus quer que cheguemos é: deixar-nos ser conduzidos pelo Espírito.
A Bíblia ratifica:
“Pela fé, Noé construiu uma grande embarcação para salvar sua família do dilúvio. Ele obedeceu a Deus, que o advertiu a respeito de coisas que nunca haviam acontecido. Pela fé, condenou o resto do mundo e recebeu a justiça que vem por meio da fé. Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir à outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia.”
(Hebreus 11:7-8)
Noé obedeceu a Deus mesmo que nunca houvesse caído um pingo de chuva sobre a terra. Abraão obedeceu a Deus mesmo sem fazer ideia pra onde estava indo. Por isso seus nomes estão na galeria dos heróis da fé. Simplesmente porque, mesmo sem entender, obedeceram a Deus.
Imagine que você vai viajar de carro do Rio de Janeiro até São Paulo. A viagem será feita à noite. Portanto, naturalmente, os faróis do automóvel estarão ligados, certo? Agora, me responda: a luz dos faróis vão iluminar todo o percurso do Rio a São Paulo ou apenas à medida em que o carro for avançando?
A mesma coisa é com Deus. Ele não vai nos mostrar toda a história, todo o plano, todos os detalhes de uma só vez. A revelação é progressiva.
O pastor André Fernandes pontua:
“Por que que nem todo mundo vive os caminhos de Deus? Porque tem muita gente esperando que Deus revele os caminhos pra se mover.
‘Deus, me revela o caminho, e se fizer sentido eu vou’. ‘Não, filho. Eu não preciso provar quem eu sou. Ou você crê ou não crê. Ou você confia ou não confia. Ou você se lança ou não se lança’.”
Deus falou pra José apenas que ele teria um papel de grande autoridade. Deus não disse que José ia parar no fundo do poço, seria preso injustamente, esquecido por quem um dia ajudou e tudo o mais. Se Deus tivesse feito isso, certamente José nem gostaria de iniciar essa jornada!
Deus não conta o final do filme. É aos poucos.
Se Pedro quisesse entender o porquê de Jesus ter pedido para ele lançar as redes, ele jamais teria presenciado a pesca milagrosa (Lucas 5:1-11). Primeiro, porque Jesus era um carpinteiro dando instruções para experientes pescadores. Segundo, porque Pedro e seus companheiros haviam acabado de retornar de um pescaria frustrada, então todos estavam cansados física e emocionalmente. Terceiro, porque já era de dia, e horário bom de pesca é à noite ou de madrugada. Porém, como Pedro não quis entender tudo pra depois fazer, ele teve viveu o milagre por conta de sua fé.
Não tente entender toda a história do começo ao fim. Tenha fé, confie em Deus, obedeça-o, e o mais Ele fará!
(Referência bibliográfica: https://www.instagram.com/reel/CqKozimrBYf/?igshid=YmMyMTA2M2Y=)
— Esse blog é feito com muito esmero, fruto de longas pesquisas e estudos para lhe trazer um conteúdo edificante. Portanto, se você gosta desse trabalho, CONTRIBUA através do PIX: supercrenteofc@gmail.com

Comentários
Postar um comentário