DADO DA FÉ

A presencialidade do dado da fé na cosmovisão daquele que adentra a jornada intelectual não consiste num impeditivo. Todavia, antes pode servir-lhe de impulso rumo à Sabedoria.

Configura-se um mito inferir que a «fides qua» suscita um não-avanço na busca pelas respostas com o pressuposto de que esse elemento oferece réplicas estáticas que não permitem o questionamento que, por sua vez, leva ao aprofundamento.

Evidentemente, o fanatismo e o fundamentalismo podem levar a um inebriamento cognitivo devido a fomentar uma perspectiva da realidade por tão somente um prisma, descartando a dialética e a conjunção de fatores que despertam uma atividade maiêutica, por exemplo.

Contudo, tal conclusão não se aplica via de regra à fé mesma. Ora, conforme as palavras de Agostinho de Hipona (354-430): “Credo ut intelligam - intelligo ut credam” (creio para entender, entendo para crer).

Há uma dinâmica entre a racionalidade e o exercício da fé que são inseparáveis, visto que somos um ser integrado, conforme ratifica a cultura hebraica.

Ambas as esferas (espiritual e racional) devem ser alimentadas, e não uma em detrimento da outra.

Na Carta Encíclica “Fides et Ratio”, sobre as relações entre fé e razão, datada de 14 de setembro de 1998, o Papa João Paulo II destaca: “A Igreja, por sua vez, não pode deixar de apreciar o esforço da razão na consecução de objectivos que tornem cada vez mais digna a existência pessoal. Na verdade, ela vê, na filosofia, o caminho para conhecer verdades fundamentais relativas à existência do homem. Ao mesmo tempo, considera a filosofia uma ajuda indispensável para aprofundar a compreensão da fé e comunicar a verdade do Evangelho a quantos não a conhecem ainda”.

Nesse sentido, minha compreensão acerca da transcendência não constitui-se em material inibitório na minha vida acadêmica e intelectual, mas serve-me de ímpeto.



— APOIE: pedroquintaojf@gmail.com (PIX)

— Quer ter a oportunidade de aprender Teologia e Filosofia?
Acesse o site para saber mais informações: https://pedroquintao01.wixsite.com/cursos






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA