DEUS MUDA DECRETOS
“Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias: ‘Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho’.”
(1 Reis 21:28-29)
Nada foge aos olhos do Senhor, pois “estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (Provérbios 15:3).
Nesta porção do primeiro livro de Reis, lemos que a rainha Jezabel ordenou o apedrejamento de um homem para que seu esposo, o rei Acabe, tomasse posse da vinha que pertencia a este homem, pois ele havia se negado a transmitir a terra, visto que era herança dos seus pais.
Parecia que o plano havia “dado certo”. A vinha estava disponível para o rei de Israel possuí-la. Todavia, o Senhor fala com o profeta Elias a respeito dessa situação (versículo 17 ao 19).
Aqui fica uma primeira lição para nós: muitas vezes, parece que os maus estão prevalecendo. Mas, na verdade, só parece. Olha só o que a Bíblia diz:
“Os reis da terra preparam seus ardis e, unidos, os governantes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Cristo, proclamando: ‘Façamos em pedaços os seus laços, sacudamos para longe de nós seus vínculos!’ Do seu trono celeste, o SENHOR põe-se a rir e a ridicularizá-los. E no seu devido tempo os repreenderá com ira, e em seu furor os confundirá de pavor, declarando: ‘Fui Eu que consagrei o meu Rei sobre Sião, meu monte sagrado!’”
(Salmos 2:2-6)
Deus ri e ridiculariza os perversos que maquinam o mal, pois eles pensam que estão no controle, mas, na verdade, a última palavra sempre vem de Deus!
Enquanto Acabe e Jezabel regozijavam-se satisfeitos pelo plano maligno ter dado certo, Deus tinha outro plano juntamente com Elias.
Todavia, de fato, as misericórdias do Senhor não tem fim.
As Escrituras afirmam que quando Acabe ouviu o juízo divino proferido por Elias, ele “rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão” (vv. 27).
E sabe o que aconteceu?
“Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias: ‘Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho’.”
(1 Reis 21:28-29)
Mediante o arrependimento de Acabe, Deus mudou aquele decreto.
Nunca é tarde demais para se arrepender. O ladrão na cruz professou sua fé em Cristo aos 45 do segundo tempo, e ele não ouviu “é tarde demais”, ou “você passou a vida inteira longe de mim e agora quer me reconhecer?” (lembra da parábola dos trabalhadores da meia hora e da hora inteira?). Pelo contrário, o que Jesus disse a ele foi: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).
Deus pode mudar decretos em nosso favor. Um outro exemplo disso é o caso das filhas de Zelofeade, que não tinham direito à herança, mas elas insistiram, suplicaram, ao ponto de Moisés levar o caso ao Senhor e ouvir dEle como resposta: “As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai” (Números 27:7).
Ora, se Deus parou o movimento da Terra por causa de um homem, o que mais Ele poderá fazer?
Que possamos acreditar e confiar neste Deus que, se necessário for e de Sua vontade, muda decretos em nosso favor.
— Quer ter a oportunidade de aprender Teologia e Filosofia?
Acesse o site para saber mais informações: https://pedroquintao01.wixsite.com/cursos
— APOIE: pedroquintaojf@gmail.com (PIX)

Comentários
Postar um comentário