NO CENTRO DO PROPÓSITO DE DEUS

Muitos se prendem a uma questão em específico na passagem bíblica de Jonas e a baleia (Jn 1:17): realmente Jonas foi engolido por uma baleia ou não?

A título de curiosidade, o hebraico não diz "baleia", mas sim "grande peixe". Porém, algumas traduções especificaram como "baleia". Sim, há espécies que podem engolir um ser humano, como por exemplo por exemplo o cachalote (protagonista do clássico "Moby Dick").

Todavia, vamos dar um passo adiante. É bacana essa discussão teológica e tudo o mais, mas não devemos ficar presos nisso. Ao invés, compreendamos a mensagem central que a Palavra quer nos passar: um homem fugiu do seu chamado, Deus preparou todo um contexto, esse homem se arrependeu e foi alvo da misericórdia de Deus. Simples assim.

Talvez eu e você nunca tivemos a experiência de irmos parar no ventre de um grande peixe. Mas muitos já tiveram a experiência de fugir do chamado. Apontamos o dedo pra Pedro dizendo "Como ele pode ter negado Jesus?! Andou sobre as águas, e tudo o mais!", e esquecemos do fato de que nós negamos a Jesus praticamente todos os dias, mesmo também já tendo vivido experiências com Ele e conhecendo a Palavra.

Eu estava pensando: de onde Paulo tirava tanta paz de Espírito?! O homem estava preso e conseguiu escrever Filipenses, chamado de "A Carta da Alegria". Perante o Espírito, eu descobri o segredo paulino: ele vivia o chamado. Mesmo preso, pregava para os guardas da cadeia. Em Atenas, berço da Filosofia, não perdia a oportunidade de falar do Evangelho utilizando a ótica filosófica. Rodou meio mundo cumprindo o ide. Onde ele ia, lançava uma sementinha da Palavra.

Quando alguém está no centro do propósito, esse alguém é feliz, porque está fazendo aquilo que nasceu pra fazer. No filme "Thunderbolts" (2025), Yelena (Florence Pugh) começa buscando seu propósito, lida com o Vazio, e no fim ela suspira de alívio ao ver que está vivendo seu propósito junto aos Novos Vingadores.

Entenda: o escolhido sempre volta pro mesmo lugar.

Podemos até tentar fugir do propósito, mas Deus proporciona uma "baleia" para nos trazer de volta. A "baleia" de Pedro foi a rede vazia novamente, assim como no primeiro encontro com Jesus.

Que possamos estar no centro do propósito de Deus pra nossa vida, pois não há melhor lugar!



— APOIE: pedroquintaojf@gmail.com (PIX)

— Quer ter a oportunidade de aprender Teologia e Filosofia?
Acesse o site para saber mais informações: https://pedroquintao01.wixsite.com/cursos





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA