ESTEJAMOS PREPARADOS

Sabe quando o professor fala mais de uma vez "isso aqui vai cair na prova"? O aluno que estiver esperto vai escrever algum sinal no caderno para estudar com afinco aquela matéria, não é mesmo?

Agora, você sabia que a Bíblia bate na tecla a respeito de diversos assuntos?

Bom, tudo na Bíblia é importante – até mesmo as genealogias, não pule elas! Porém, é interessante observar que há alguns pontos que a própria Bíblia enfatiza repetidamente.

Um exemplo é a respeito da urgência do Evangelho (ou do Reino). Em outras palavras, a necessidade de estarmos preparados.

Preparados para o quê?

Vejamos o que o apóstolo Pedro escreve:


"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo."

(1 Pedro 1:13)


Como assim "cingindo os lombos do vosso entendimento"? O que Pedro quis dizer com isso?

O apóstolo está fazendo teologia bíblica. Ele está pegando um conceito do Antigo Testamento, que os seus ouvintes e leitores judeus sabiam muito bem o que significava, e aplicando a algo do Novo Testamento.

Essa questão de "cingir os lombos" possui sua primeira menção no livro do Êxodo:


"Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR. Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo."

(Êxodo 12:11-14)


Cingir os lombos significava que eles deveriam amarrar a túnica (vestimenta comum da época) na altura da cintura para que suas pernas estivessem livres. Livres pra que? A fim de saírem do Egito apressadamente. Pelo mesmo motivo Deus os orienta a comer depressa, sem delongas.

Em analogia, seria como se dissesse pra alguém trocar a calça jeans por uma bermuda, pois a qualquer momento essa pessoa poderia ter que correr.

Nesse sentido, Pedro está recuperando esse conceito, agora aplicando para um outro fator: estarmos preparados para nos encontrarmos com Deus.

De duas, uma: ou encontraremos com Deus no dia da nossa morte terrena ou quando Jesus voltar.

Em ambos os cenários, devemos estar preparados.

Jesus certa vez dialogou com um homem que achou que tinha todo o tempo do mundo, e deu-lhe um baita puxão de orelha:


"E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"

(Lucas 12:18-20)


Aquele indivíduo estava contando que poderia ficar "de boa na lagoa". Jesus acordou ele pra vida.

Lembra do que eu disse a respeito da Bíblia enfatizar repetidamente determinados pontos?

Jesus volta a falar a respeito da urgência do Evangelho, de estarmos preparados, e usa como metáfora os dias de Noé:


"Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem."

(Mateus 24:38-39)


Ou seja, enquanto Noé estava lá, se preparando, construindo a arca, alertando o povo, as pessoas davam de ombros, e seguiam normalmente com suas rotinas. Até o dia em que veio o dilúvio, e aí já não tinha mais tempo.

Irmãos e irmãs, a Bíblia cansa de falar a respeito de estarmos preparados, isto é, com os lombos cingidos. Afinal, a qualquer momento podemos estar diante de Deus. A qualquer momento os selos podem ser abertos e as trombetas soarem.

Na verdade, neste exato momento o Plano de Deus está sendo executado. Deus está fazendo algo no mundo, como sempre fez em todas as eras. E a Bíblia diz que: "Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas" (Amós 3:7). Deus não faz nada antes de revelar aos seus, mas estamos ligados para ouvir Sua voz?

Que não nos distraiamos com as demandas desse mundo. Que não estejamos tão imersos na nossa rotina como as pessoas nos dias de Noé. Estejamos prontos a todo tempo!



— APOIE: pedroquintaojf@gmail.com (PIX)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIRADENTES E O ARQUÉTIPO DE JESUS CRISTO

“O AUTO DA COMPADECIDA” (2000): ANÁLISE TEOLÓGICA

A CRIAÇÃO NOS AGUARDA